O congresso aconteceu nos dias 25 e 26 de setembro e trouxe importantes nomes da medicina nacional e internacional
Nos dias 25 e 26 de setembro de 2020 aconteceu o XXII Congresso Brasileiro de Cancerologia – CONCAN 2020 – coordenado pela Dra. Nise Yamaguchi, presidente do Congresso, e Dr. Ricardo Antunes, presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia.
O evento aconteceu no formato online e reuniu 195 convidados nacionais e 36 internacionais para discutir temas como as novas terapias e os avanços no tratamento do câncer. O impacto do COVID-19 no tratamento de pacientes oncológicos também foi abordado.
As plenárias, no total de 4, aconteceram simultaneamente em salas diferentes. Nelas, grande parte dos convidados se apresentaram virtualmente e discutiram assuntos pertinentes sobre Medicina Personalizada e de Precisão, Inteligência Artificial, tratamentos moleculares, cirurgias robóticas e minimamente invasivas, tratamentos de precisão em radioterapia e hematologia e suporte ao paciente.
Outro tema discutido durante o evento foi o acesso a Imunoterapia. O tratamento que tem sido bastante eficaz no combate ao câncer, faz com que o próprio sistema imunológico se defenda das células tumorais.
Nesse contexto, o imunologista e prêmio Nobel de medicina em 2018, o Dr. Tasuku Honjo, foi o convidado de honra do CONCAN. Ele descobriu a proteína PD-1, essencial no desenvolvimento da Imunoterapia “A proteína é alvo da maioria dos tratamentos de ponta que estão ocorrendo hoje na Imunologia, associada eventualmente a quimioterapia, a radioterapia e a cirurgia oncológica”, destaca a Dra. Nise Yamaguchi.
O CONCAN teve grande projeção na mídia. Durante o congresso, a Dra. Nise Yamaguchi foi entrevistada pela CNN e falou sobre os impactos da COVID-19 nos pacientes oncológicos “Houve uma dificuldade de marcação das consultas de rotina, então muitos pacientes deixaram de ter acesso à rádio ou quimioterapia e, também, acesso as cirurgias. Nós estamos correndo atrás desse prejuízo para a saúde brasileira”, afirmou a presidente do congresso durante a entrevista.
A grande audiência online, mais de 1500 acessos, se deve não só a importância do evento, mas também, por ser um congresso multidisciplinar “O evento é multidisciplinar porque não se restringe a uma especialidade. Utiliza o conhecimento multifacetado de todas as áreas da cancerologia”, diz Dra. Nise.
Título de membro honorário
Outro convidado ilustre que participou do CONCAN 2020 foi o oncologista e ex-ministro da saúde Nelson Teich. Ele palestrou na Conferência Magna “O futuro da cancerologia e o mosaico sócio cultural do país”.
O ex-ministro da saúde recebeu, das mãos da Dra. Nise Yamaguchi, o título de membro honorário da Sociedade Brasileira de Cancerologia.