Processo seletivo visa atrair candidatos jovens que estão em busca de oportunidades de progresso na carreira e tenham compromisso com o alto desempenho
Jovens talentos são o grande trunfo para o sucesso organizacional a longo prazo. Por isso, cada vez mais empresas estão investindo em profissionais recém-formados, com ótimos conhecimentos e, até mesmo, com poucas, mas significativas experiências de trabalho. Em paralelo, as instituições querem oferecer a esses jovens a oportunidade de ingressarem em um ambiente corporativo, para desenvolverem suas amplas capacidades. Afinal, eles querem crescer e aprender com os mais experientes, e anseiam por ambientes que se preocupem em desenvolvê-los ainda mais.
Os processos seletivos, mais dinâmicos e interativos, visam reconhecer esses candidatos, focados em buscar desafios que os levem ao progresso de conhecimento e alto desempenho. Diante desse cenário a RV Mais lançou, pelo terceiro ano consecutivo, o Programa Jovens Talentos.
O programa recebeu no primeiro ano, em 2020, mais de 250 currículos e no segundo, em 2021, 576 inscrições. Em cada ano, cerca de 60 candidatos foram pré-selecionados, em torno de 30 chegaram a ser entrevistados e 15 partiram para a etapa final: a dinâmica de grupo. Ao término do processo, 5 profissionais foram contratados em 2020 e 6 profissionais começaram a trabalhar na empresa em 2021.
Para o diretor da RV Mais, Osvaldo Barbosa, o processo de contratação dos profissionais foi rápido e, apesar da pandemia, a integração aconteceu em um período de tempo razoável. “A integração foi boa e o conflito geracional não se deu de maneira acentuada. Os nossos colaboradores interagiram muito bem com os jovens talentos e vice e versa. A experiência foi excelente e por isso estamos fazendo a terceira edição”, diz Barbosa.
Já, para esta terceira edição, o processo seletivo indica superação dos números anteriores. Para Luiz Carlos Barboza, consultor da RV Mais, que participa da seleção dos candidatos, observou-se um grande interesse nas duas edições “Minha expectativa é que se inscreverão cerca de 700 candidatos e o prazo para as inscrições, neste terceiro ano, será até o dia 10 de janeiro de 2022”, diz ele.
Nas duas edições, o que mais chamou a atenção dos recrutadores é a qualidade dos currículos recebidos “Notamos o elevado nível dos candidatos. Eles têm, em média, 24 anos, excelente formação educacional e a maioria já conta com alguma experiência profissional. Com certeza será um renovado sucesso”, finaliza Luiz Carlos.
A experiência acumulada em 2020 e 2021 servirá de guia para o recrutamento e a seleção dos candidatos deste ano “Vamos aproveitar a experiência que estamos tendo para aprimorar esse processo tanto na seleção, quanto na qualificação e aprimoramento desses jovens talentos. Queremos aprimorá-los para que se incorporem de forma rápida à RV Mais”, diz Osvaldo Barbosa.
O Programa Jovens Talentos da RV Mais oferece um desenvolvimento diferenciado aos participantes, o que proporcionará inúmeras oportunidades e desafios aos candidatos. O objetivo é selecionar profissionais que tenham uma visão completa da empresa e que, após um período de conhecimento e adaptação, possam atuar na organização, oferecendo melhorias aos processos, e elevar a competitividade da empresa.
Para participar, o candidato deverá atender aos seguintes requisitos:
- Graduado, com até dois anos de conclusão, nos cursos de Eventos, Administração, Economia, Turismo, Comunicação, Propaganda e Publicidade, Marketing e Relações Públicas;
- Destacada e sólida trajetória acadêmica – evidenciada pelo histórico escolar (obrigatoriamente deverá constar no currículo ou como anexo). A ausência do histórico escolar desclassificará imediatamente o candidato.
Serão avaliadas as seguintes competências nos candidatos:
- Capacidade analítica e solução de problemas
- Fazer acontecer
- Habilidade para influenciar e negociar
- Inovação e criatividade
- Inteligência emocional
- Orientação para resultados
- Ser protagonista e agente de mudança
- Visão sistêmica
É muito importante que o profissional leia o edital e a cartilha informativa do processo. Nos documentos constam todas as orientações que precisam ser atendidas como um texto que o candidato deverá redigir relatando suas competências e experiências. A ausência desse texto desclassificará imediatamente o candidato.
Confira o Edital dos Jovens Talentos
A RV Mais
Com mais de 25 anos na área de eventos científicos, a RV Mais, em toda a sua trajetória, multiplicou talentos multidisciplinares, criou estratégias bem definidas, adicionou conceitos inéditos e, como resultado, desenvolveu soluções criativas e assertivas para os seus congressos e simpósios.