Uma nova arma para o combate ao COVID-19 pode vir de um medicamento desenvolvido por pesquisadores da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) para estimular o sistema imune a combater o câncer.
Ainda em fase de testes, o fármaco foi aplicado em cinco pacientes que desenvolveram a forma grave da doença enquanto lutavam contra tumores na bexiga. A associação desse medicamento com antibióticos e corticoides amenizou a resposta inflamatória desregulada no pulmão. Além disso, diminuiu o tempo médio de internação de 18 para 10 dia, sem intubação.
Patenteado pela UNICAMP com o nome de “Onco Therad” o imunoterápico começou a ser desenvolvido há cerca de 13 anos. O objetivo do medicamento é estimular o sistema imune a combater doenças infecciosas e tumores.
Na primeira fase de testes clínicos, a segurança do medicamento foi comprovada. Os pesquisadores, agora, buscam a comprovação do fármaco para o câncer de bexiga avançado.
Os integrantes do estudo tinham indicação para a remoção da bexiga, mas com o uso do imunoterápico, que se iniciou a dois anos, 80% dos pacientes ficaram livres do tumor.
Onco Therad e o COVID-19
Na pandemia, os pesquisadores observaram que os integrantes do estudo clínico tiveram contato direto com pessoas infectadas pelo vírus, porém, nenhum apresentou sintomas da infecção, mesmo sendo pacientes de risco.
Para entender os efeitos do imunoterápico em pacientes de COVID-19, pesquisadores do laboratório Innovare de Biomarcadores, sediados na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp analisaram amostras de sangue e compararam o conjunto de metabólitos no fluido antes e depois da imunoterapia.
A interpretação dos resultados contou com auxílio de técnicas de inteligência artificial. Essa parte da pesquisa foi conduzida pela doutoranda Jeany Delafiori, com apoio da Fapesp e orientação do professor Rodrigo Ramos Catharino.
O grupo do professor Catharino vai incluir mais pacientes no estudo para entender melhor a ação do medicamento na COVID-19 e, ainda, comparar amostras de pacientes que se recuperam da doença sem receber o Onco Therad e ver se há diferenças.