Pesquisas recentes, discussões de casos e atualizações sobre diagnósticos e tratamentos do câncer movimentaram dois grandes eventos em São Paulo, no último final de semana (dias 29 e 30 de novembro): III Simpósio Internacional GU Review 2019 – Lacog e VII Simpósio Internacional de Melanoma, nos hotéis Pullman – Vila Olímpia e Intercontinental (respectivamente), movimentaram São Paulo.
Especialistas nacionais e internacionais – os doutores Nizar M. Tannir, Gerhardt Attard e Ray Manneh e o professor James Larkin – apresentaram novidades, em ambos eventos, dos cenários oncológico, dermatológico e geniturinário.
O VII Simpósio Internacional de Melanoma – coordenado pelos oncologistas Antonio Carlos Buzaid e Rafael Schemerling – teve uma programação extensa, dividida em blocos: Doença Precoce, Tratamento Adjuvante, Novas Estratégias e Carcinomas de Pele. “Percebemos que o câncer de pele é uma área que está crescendo e o oncologista tem muitas coisas para fazer em relação a esse tipo de doença”, afirma o Buzaid, que organiza o evento há 7 anos.
Já 3° edição do GU Review 2019 – Lacog, além de palestras, convidados especiais e discussões de casos, lançou o I Consenso Brasileiro de Câncer de Pênis, com votação aberta ao público. “Essa é uma doença bem comum no Brasil, principalmente pela sua incidência alta no Norte e Nordeste do País”, reforça o oncologista Andrey Soares, coordenador do evento junto com os especialistas Diogo Assed Bastos, Diogo A. Rodrigues da Rosa, Fernando Nunes e Vinicius Carrera Souza. A programação incluiu, ainda, atividades paralelas, como o I Simpósio Multiprofissional Abrenfoh – Lacog e o seminário “Prevenção, acesso e tratamento”, do Instituto Lado a Lado pela Vida.