Em 2020 a RV Mais realizou importantes eventos que atraíram mais de 9 mil pessoas online – Publicado em 24.11.20
Uro-Oncologia, Urologia, Trato geniturinário, Melanoma, Câncer de Mama, Câncer de Pulmão, novidades em tratamento e diagnósticos na área urológica, tratamento do câncer de bexiga e discussões sobre a sustentabilidade econômica da saúde pública e suplementar permearam esses últimos meses na RV Mais.
A empresa realizou importantes eventos científicos e de políticas públicas contabilizando a soma de, aproximadamente, 10 mil inscritos e cerca de 9 mil pessoas online assistindo, em tempo real, as discussões apresentadas nesses encontros virtuais de outubro e novembro.
Em outubro, por exemplo, mais precisamente nos dias 23 e 24, o evento URO-USP 2020 reuniu 8 convidados internacionais e 81 nacionais em um encontro que já não acontecia a 7 anos. Nessa retomada, a finalidade era ser prático e objetivo “Queríamos dar uma visão geral da especialidade urológica nos seus vários aspectos”, explicou, na ocasião, o Prof. Dr. William Nahas, um dos coordenadores do congresso.
Nessa edição o foco da programação foi nas áreas de Oncologia e Litíase que tiveram grandes avanços nos últimos anos.
O mês encerrou com chave de ouro. Dois grandes encontros aconteceram nos dias 29 e 31. Trata-se do GU Review 2020 e do VIII Simpósio Internacional de Melanoma e VI Simpósio Internacional de Imuno-Oncologia.
No GU-Review, a novidade ficou por conta de uma programação mais extensa, com 3 dias de duração e que permitiu discussões sobre os principais temas da área. Além disso, 20 convidados internacionais compartilharam experiências e conhecimento com os congressistas “O grande desafio desse ano veio pelo COVID. Muita gente se reinventou em muitos aspectos. A gente consegue destacar alguns pontos bem interessantes desse evento que é o fato de ser em 3 dias e online. Outro aspecto importante é a questão da plataforma [onde o evento foi transmitido], tudo muito dinâmico”, diz Dr. Andrey Soares, um dos coordenadores do evento.
Já o evento de Melanoma e Imuno-Onco, com a coordenação dos oncologistas Antonio Carlos Buzaid e Rafael Schmerling, teve 3 convidados internacionais e 14 nacionais que abordaram, entre outros temas, a teledermatologia, update do tratamento de melanoma adjuvante, neoadjuvância em melanoma – já estamos prontos? e discussão de casos.
Em novembro outro grande evento de sucesso foi realizado, o IX Simpósio Internacional Multidisciplinar de Câncer de Mama. Coordenado, também, pelo Dr. Antonio Carlos Buzaid e pelos oncologistas Carlos Barrios, Debora Gagliato e Rafael Kaliks, o encontro aconteceu nos dias 20 e 21 no formato online. Assim como nos anos anteriores foi um sucesso. Cerca de 1600 pessoas assistiram, virtualmente, as palestras.
O fato de, nesse ano, ter acontecido no formato online trouxe uma dimensão ainda maior para um evento que já é bastante aguardando pela comunidade médica oncológica “Eu visualizo o futuro como um mix de presencial e online porque muitas vezes as pessoas não podem vir por questões financeiras ou problemas pessoais. No futuro devemos ter a possibilidade, um mix de presencial, para networking e socialização, e a distância permitindo educar o maior número de pessoas”, diz Dr. Antonio Carlos Buzaid.
O mês de dezembro começou com um importante evento, o IV Simpósio de Câncer de Pulmão, coordenado pelos doutores William Nassib William e Carolina Nakamura. Esse é um dos encontros que se difere dos demais por ser, integralmente, baseado em casos clínicos.
Em três dias de eventos, de 3 a 5 de dezembro, os congressistas tiveram acesso a discussões ricas que evidenciaram a importância do formato para a comunidade médica oncológica.
Durante o evento, o Dr. William William destacou o fato do evento ter sido feito online e o fato do simpósio continuar com a característica interativa “É uma honra ter essa edição que esse ano, por conta das circunstâncias teve que acontecer de forma online, mas, mesmo assim, o simpósio continua com a característica interativa, as pessoas participando de casos, enviando perguntas, quiz para as pessoas de casa e temos a participação de quatro convidados internacionais e aulas magnas versando sobre imunoterapia, terapia alvo, cirurgia e avaliação pré-operatório”, comenta o médico.
O evento repetiu o sucesso das edições anteriores tendo, online, quase mil pessoas acessando a plataforma simultaneamente para assistir ao evento.
No dia 11, um evento de políticas públicas encerrou o calendário de eventos da RV Mais. O CABEM Mais Vidas levou para o centro das discussões o tratamento do câncer de bexiga e a centralização para o SUS.
Representantes das áreas da saúde e da política apresentaram propostas e discutiram sobre a importância do CABEM para os pacientes oncológicos.
Sustentabilidade econômica na saúde pública e suplementar
De 4 a 7 de novembro aconteceu a segunda edição do Global Forum – Fronteiras da Saúde. Ao contrário dos eventos científicos organizados pela RV Mais, esse fórum internacional, promovido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, tem o objetivo de debater e propor soluções para questões relacionadas a sustentabilidade econômica dos sistemas de saúde pública e suplementar.
Entre os temas abordados na programação destacaram-se a transformação digital, a integração e a gestão entre os sistemas de saúde, economia e financiamento. Coordenado pela fundadora e presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira, o encontro reuniu 56 convidados nacionais entre representantes do poder público e de instituições privadas, além de 4 convidados internacionais com palestras de pesquisadores de Harvard e economistas europeus.
Na ocasião, Marlene ressaltou a importância de se discutir a saúde, ainda mais em uma época atípica na qual estamos vivendo “A saúde é direito de todos e dever do Estado. Em outubro de 2019, ao lançar o Global Forum, ressaltei que sua missão seria de promover o engajamento dos distintos atores do setor da saúde e da economia. Naquele momento, já sinalizávamos para a necessidade dessas áreas somarem esforços. Alertamos que o pavio de uma bomba relógio estava acionado no Brasil e veja o que aconteceu. Fomos tragados pela pandemia do COVID-19”, disse Marlene Oliveira durante o encontro.
VEJA TAMBÉM
Sucesso e recorde de audiência na edição online do Uro-Onco 2020
Concan 2020: sucesso online e repercussão na mídia marcaram esse grande encontro da cancerologia
Sttep Urology: webinars aconteceram de maio a agosto e tiveram mais de 1700 acessos online