Devido a regulamentação do Ministério da Saúde, que liberou em caráter emergencial, o uso da telemedicina no Brasil, o uso da receita digital teve um aumento de 1000% superior à média histórica de 2019.
Segundo dados da Memed, healthtech pioneira e líder no mercado de prescrição médica digital no Brasil, cerca de 13 mil médicos se cadastraram, em março, para fazer o uso gratuito do receituário eletrônico. Em abril, os números continuaram crescendo e, em apenas 10 dias, mil profissionais já aderiram a essa solução.
Hoje são mais de 80 mil médicos utilizando a plataforma da Memed para fazer a prescrição digital. Quando somado a hospitais e operadoras de saúde, esse número ultrapassa os 100 mil.
O número de prescrições também cresceu. De janeiro a março de 2020 o aumento foi de 60% em relação ao mesmo período do ano passado.
A receita digital, assim como a telemedicina, foram as resoluções mais assertivas em tempos de isolamento social e coronavírus. A adesão pelas farmácias e drogarias foi rápida, em apenas 30 dias, mais de 20 mil farmácias se cadastraram na Memed gratuitamente e, por isso, passaram a aceitar o receituário virtual.